Uma campanha muito importante que por vezes cai em segundo plano ou no esquecimento é a campanha do Novembro Azul. Dados revelam que homens cuidam menos de sua saúde e higiene e isso acarreta diversos problemas relacionados à falta de higiene que geram problemas de saúde, como infecções, vírus e bactérias.

Culturalmente é muito forte essa ideia de homens não se cuidarem e não terem hábitos voltados para medicina preventiva. Enquanto o comportamento é totalmente oposto quando se tratam das mulheres.

O câncer de próstata é curável quando identificado em seus estágios iniciais, os tratamentos podem variar entre, cirurgia, radioterapia, terapia hormonal ou quimioterapia. A forma de tratamento é escolhida de acordo com o caso e com o profissional que está tratando. Mas um ponto importantíssimo de similaridade na maioria esmagadora dos casos é o fato de que através de diagnósticos precoces a doença tem cura.

A importância da mudança de pensamento nos homens quando se trata de cuidados preventivos com a saúde é crucial para essa redução no números de mortes, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o INCA. Quando observamos os números percebemos que a cura é possível quando o diagnóstico é feito de maneira precoce, chegando até 90% de chances de cura quando precocemente identificado.

A SBU diz que, em torno de 20% dos pacientes diagnosticados com câncer estão em estágios avançados e 25% dos portadores de câncer morrem devido à doença, esses números poderiam ser outros simplesmente se fossem feitas consultas e exames regulares voltados para prevenção da doença.

Hábitos saudáveis são outro ponto que tem influência em casos dessa doença, uma alimentação saudável, exercícios regulares e noites de sono bem dormidas, essas são medidas básicas de autocuidado que estão diretamente ligadas a prevenção de várias doenças, entre elas o câncer.

Cuidar da sua saúde e higiene são atos de autocuidado que podem salvar sua vida.

×