O primeiro dia de aula é marcado por fortes emoções não só para as crianças, mas também para os adolescentes e os universitários, principalmente se levarmos em conta o longo tempo distantes das salas de aula por causa da pandemia da COVID-19, esse dia pode ser ainda mais complexo e trazer novos sentimentos.

É natural que após o período de afastamento social algumas marcas causadas pela pandemia sejam carregadas conosco nesse processo de volta as atividades presenciais, como os sentimentos de preocupação com a saúde, medo e ansiedade. Com o uso massivo das redes sociais durante o isolamento e o excesso de informações sobre as novas variantes do vírus COVID-19, é possível que ainda estejamos em estado mental de constante alerta, afinal a pandemia não está controlada, mesmo diante do cenário atual com a vacinação e a queda da mortalidade.

As instituições de ensino tiveram que passar por adaptações para tornarem-se um ambiente seguro e pronto para receber os alunos nesse retorno, porém os cuidados são válidos para todos. É imprescindível que cada um exerça sua parte para manter a prevenção contra não só a covid-19 como também outros vírus e viroses que circulam mais durante essa época do ano. Afinal virose não é “tudo a mesma coisa”; há diversos tipos e cada uma tem seus sintomas, capacidade de propagação e gravidade. Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado.

Assim como o vírus da COVID-19 a transmissão de viroses ocorre, principalmente, por meio de gotículas expelidas pela boca e pelo nariz de pessoas infectadas. Essas gotículas podem ser aspiradas diretamente ou entrar em contato com as mãos ou objetos como brinquedos, que passam de mão em mão.

É importante ressaltar que os sintomas, tanto da Covid-19, quanto da gripe, podem variar de pessoa para pessoa e dependendo da intensidade da infecção. Lembre-se de que a vacinação completa e as medidas preventivas são o melhor caminho para evitar quadros graves.

As medidas de cuidados contam com protocolos específicos para cada setor. É fundamental que sejam seguidos à risca para que o retorno seja feito de forma consciente e mais segura possível.
Diante de sintomas procure imediatamente consultar-se com um médico, que poderá solicitar exames complementares para um melhor diagnóstico.

A Yupp tem parceria com o Sistema Unimed que está estruturado, em todo o país, para garantir assistência aos mais de 18 milhões de clientes. Com mais de 118 mil médicos cooperados, 153 hospitais próprios e quase 2,5 mil hospitais parceiros com pontos de atendimento específicos para síndromes respiratórias.

Entre em contato com um de nossos consultores ou acesse os canais oficiais da sua Unimed para obter mais informações e verificar as unidades de referência em cada cidade.

×