Doenças cardíacas e saúde bucal estão relacionadas porque a disseminação de bactérias – e outros germes – partem da boca para outras partes do organismo através da corrente sanguínea e podem chegar até o coração.
Uma lesão na pele, uma mucosa na boca ou gengiva, ou mesmo uma lesão ocorrida durante uma atividade normal, como mastigar ou escovar os dentes pode possibilitar que um pequeno número de bactérias entre na corrente sanguínea.
Essas bactérias quando chegam ao coração, se aderem a qualquer área lesionada e causam uma inflamação, ocasionando uma doença como a endocardite. A endocardite é uma infecção do revestimento interno do coração. Segundo o American Heart Association, o AVC (Acidente Cardiovascular Cerebral), aterosclerose (artérias entupidas), e outros problemas cardiovasculares também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais.
Inflamações que provocam irritações, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva são sintomas da gengivite. A periodontite é quando essa inflamação se agrava, tornando-se o estágio avançado da gengivite, atingindo o osso maxilar e podendo chegar a circulação sanguínea.
Outro fator desencadeado pela gengivite ou periodontite é o mau hálito, também chamado de halitose. Existem outras possíveis causas para o resultado do mau hálito como a diminuição da produção de saliva, a má alimentação, jejuns prolongados, hipoglicemia e alterações hepáticas ou intestinais. O que reforça a máxima que diz: “a saúde começa pela boca” já que nossos hábitos e estilo de vida impactam diretamente em nossa vida de um modo geral.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial sofre com o mau hálito, esse é o principal sinal de que algo está em desequilíbrio no organismo. Portanto, manter a manutenção dos cuidados bucais em dia beneficia não apenas o equilíbrio do organismo, já que há ainda a questão psicológica, uma vez que um sorriso bonito e saudável também é importante para a autoestima.
Para cuidar da saúde bucal e evitar possíveis problemas futuros, o ideal é consultar o dentista regularmente e é pensando nisso que a Yupp tem parceria com as melhores operadoras de planos dentais.
Entre em contato e obtenha uma consultoria gratuita que vai te auxiliar a encontrar o plano que melhor se encaixa no seu estilo de vida!