Com a chegada da Páscoa, o consumo de chocolate aumenta e, para as pessoas que tem a diabetes essa data pode ser uma tortura. É sabido que o chocolate é um alimento rico em açúcar e gordura e quem precisa controlar o índice glicêmico precisa estar atento ao consumo.

De acordo com os dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), aproximadamente 537 milhões de adultos vivem com a diabetes e quase 1 em cada 2 (240 milhões) não são diagnosticados. Existem 3 tipos principais de diabete, 1 e 2 e gestacional:

O tipo 1, é quando seu corpo produz muito pouca ou nenhuma insulina, o que significa que você precisará de injeções diárias de insulina para manter os níveis de glicose no sangue sob controle e pode se desenvolver em qualquer idade, mas ocorre com mais frequência em crianças e adolescentes.

O tipo 2, é quando o seu corpo não faz bom uso da insulina que produz, o que pode acarretar o uso da insulina também para mantimento dos níveis de glicose sob controle, porém um estilo de vida saudável e a pratica de exercícios físicos contribuem no tratamento.

O terceiro tipo, conhecido como Diabetes Gestacional (GDM), consiste em níveis altos de glicemia durante o período da gravidez e está associado a complicações tanto para a gestante quanto para o bebê. Geralmente após o período da gestação, a GDM desaparece, porém, as mulheres e crianças afetadas tem maiores riscos de desenvolver diabetes do tipo 2 futuramente.

Mesmo com as novas versões diets de ovos de páscoa, chocolates e afins disponíveis no mercado, é necessário estar atento! Apesar dessas versões não conterem açúcar, elas costumam ter mais gorduras e serem mais calóricas. Todos os carboidratos podem influenciar no controle da glicemia assim como as gorduras, portanto o consumo do chocolate deve estar de acordo com a quantidade de carboidratos que a pessoa pode ingerir no dia, recomendadas pelo profissional da saúde que o acompanha, porque o excesso pode aumentar a glicemia e deixar a diabetes descompensada, aumentando a chance de complicações.

Privar-se de comer chocolate não é necessário, mas controlar a quantidade e a frequência de consumo faz toda a diferença.

Com o acompanhamento e controle adequado, a páscoa pode ser uma data ainda mais especial, sem proibições ou exageros. Ter um médico e uma equipe de confiança que conhece e acompanha você e sua família, faz toda a diferença na hora de cuidar da saúde.

A Yupp tem parceria com as melhores operadoras de planos de saúde e consultores qualificados que irão te ajudar na hora de escolher o plano que atenda suas expectativas.

Entre em contato e obtenha uma consultoria gratuita!

×