Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro, para uso em transfusões, uma vez que os componentes do sangue são distribuídos para hospitais, com objetivo de atender casos de emergência e internações.

Apesar de ser evidente a importância da doação de sangue, o Ministério da Saúde aponta dados considerados críticos com relação ao número de doações regulares por parte da população, visto que apenas 1,8% da população é aderente a essa prática, quantitativo este que está muito aquém das recomendações da OMS, que indica que para que a população esteja em segurança com relação ao recebimento de sangue é necessário que a margem de doadores recorrentes esteja entre 1% e 3%.

A pandemia agravou sobremaneira a redução do estoque dos bancos de sangue, visto que tornou o processo de doação um desafio ainda maior. Dados oferecidos pelo Ministério da Saúde apontam que em 2020 o medo gerado pelo vírus da Covid 19 pode ter causado um redução de 15 a 20% comparado com anos anteriores. Agora, com o abrandamento da pandemia é momento de retomar e fortalecer o movimento de conscientização sobre doação de sangue.

Uma preocupação alarmante refere-se aos possíveis riscos de doar sangue, mas esclarecemos que não há nenhum relacionado com o procedimento. Em uma doação de sangue é retirado cerca de 450 ml de sangue do doador. Quando pensamos em uma pessoa adulta, a quantidade média de sangue circulando no corpo é de 5 litros, então a medida retirada é pouco expressiva, não causando danos à saúde. Assim, podemos concluir que é muito pouco para quem doa e bastante para quem precisa! Além disso, não existe risco de contrair doenças durante a doação de sangue.

Agora, vejamos algumas informações essenciais para quem buscar ser um doador de sangue:

  • Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação, até 60 anos. Vale destacar que os menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais;
  • Existem impedimentos definitivos e parciais. Os impeditivos são definitivos são: ter tido hepatite após 11 anos de idade, ser portados de doenças transmissíveis pelo sangue, como: hepatite B e C, HIV, doença de Chagas, etc. Os impeditivos parciais são: gripe, resfriado e febre, infecção por Covid, período gestacional, puerpério, amamentação até 12 meses após o parto, ingestão de bebidas alcoólicas, etc;
  • É necessário pesar mais de 51 Kg;
  • Uma única doação pode salvar até 4 vidas;
  • Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação. Para homens, deve ser de dois em dois meses. Para mulheres, deve ser de três em três meses;
  • O doador de sangue tem direito a um dia de folga no trabalho a cada 12 meses trabalhados.
    Certifique-se da sua condição saúde através de check-ups regulares, mantenha hábitos saudáveis e torne o ato de doar sangue um hábito.

Doar sangue pode salvar vidas!

×