Dezembro é mais um dos meses com cores, mas se engana quem pensa que é o natal que traz todo o vermelho do mês. Dezembro é conhecido por dezembro vermelho por ser o mês de conscientização do combate à AIDS.
Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, data estabelecida internacionalmente em 1987 por decisão da Assembléia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil a data foi estabelecida pelo ministério da saúde em 1988.
É importante pontuar que, HIV e AIDS não são a mesma coisa, a AIDS é um efeito colateral do vírus do HIV. A Aids é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
É de suma importância para para conscientização da doença saber que todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais imediatamente, com isso poupando seu sistema imunológico. Esse tipo de medicamento em forma de coquetel, impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam que a imunidade caia e que a AIDS apareça.
O Brasil é responsável por 49% das novas infecções, estima-se que 112 mil pessoas têm o vírus HIV e não sabem. Esses dados foram coletados pela Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids) e demonstram mais ainda a importância da prevenção e educação contra essa doença.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C e mesmo com essa máxima “simples” de prevenção o Brasil ainda apresenta dados que preocupam.
Use camisinha e ajude a acabar com esse vírus.